25.10.10

Presidente do Conselho Pontifício da Cultura preside a missa na igreja de Santo António dos Portugueses

A missa do dia da Padroeira de Portugal, Imaculada Conceição, que se celebra na igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, vai ser presidida pelo presidente do Conselho Pontifício da Cultura, D. Gianfranco Ravasi, refere o jornal Voz Portucalense.

D. Gianfranco Ravasi, que vai ser nomeado cardeal por Bento XVI a 20 de novembro, tinha estado na igreja de Santo António dos Portugueses a 7 de dezembro de 2008 para a bênção do novo órgão.

Na homilia que proferiu durante a missa, o prelado começou por afirmar que Lisboa "constitui certamente um dos grandes símbolos da beleza e do fascínio europeu".

"Num mundo marcado e dominado por tanta brutalidade, cheio de superficialidade e de ruído, procuramos encontrar a harmonia exterior do belo e, ao mesmo tempo, a harmonia interior que na música atinge o seu vértice", disse.

"A música – salientou – é o sinal da harmonia humana e da presença de Deus no meio de nós", pelo que "as harmonias que saírem deste novo órgão" falarão da "beleza humana e, ao mesmo tempo, da de Deus, ou seja, da beleza transcendente."

In http://www.snpcultura.org/breves_index.html