4.5.10

Card. Ratzinger sobre a Mensagem de Fátima

A visita do Santo Padre Bento XVI a Portugal é uma boa ocasião para conhecer melhor a mensagem que, em Fátima, Nossa Senhora deu a conhecer aos Pastorinhos.

No ano 2000, quando foi dada a conhecer a terceira parte do segredo de Fátima, foi também publicado um comentário teológico do então Cardeal Ratzinger no qual, entre outras coisas, afirmava: "A palavra-chave desta parte do «segredo» é o tríplice grito: « Penitência, Penitência, Penitência!»

Volta-nos ao pensamento o início do Evangelho: « Pænitemini et credite evangelio » (Mc 1, 15). Perceber os sinais do tempo significa compreender a urgência da penitência, da conversão, da fé. Tal é a resposta justa a uma época histórica caracterizada por grandes perigos, que serão delineados nas sucessivas imagens.

Deixo aqui uma recordação pessoal: num colóquio que a Irmã Lúcia teve comigo, ela disse-me que lhe parecia cada vez mais claramente que o objectivo de todas as aparições era fazer crescer sempre mais na fé, na esperança e na caridade; tudo o mais pretendia apenas levar a isso.»

Portanto, o Papa que vem como peregrino a Fátima é um profundo conhecedor dos acontecimentos e dos ensinamentos de Fátima. Como Papa e, sobretudo, como peregrino, esta visita vai enriquecer e, com certeza, iluminar os corações.

O comentário do Card. Ratzinger pode ser lido AQUI>>