29.7.09

150 anos do nascimento do Pe. Cruz


Faz hoje 150 anos que nasceu o Rev. Sr. Pe. Cruz.

«Francisco Rodigues da Cruz, quarto filho de Manuel da Cruz e de D. Catarina de Oliveira Cruz, nasceu em Alcochete, no dia 29 de Julho de 1859, dia em que a liturgia festeja Santa Marta, que Francisco imitará no zelo incansável da sua vida activa ao serviço do Senhor, embora imite também Maria, na vida de amor e união com Deus. O Pe. Francisco Cruz nasceu uma semana antes da morte de S. João Maria Vianney, falecido a 4 de Agosto mas que fica de cama a 29 de Julho precisamente.
Deus não quis apagar uma luz sem deixar outra acesa.
Se S. João Maria Vianney foi portador de luz no pós revolução francêsa, o Pe. Cruz foi portador de luz nos tempos conturbados da perseguição repúblicana em Portugal.
Se S. João Maria Vianney prepara a França para as aparições de Nossa Senhora de Lourdes, o Pe. Cruz prepara e «confirma» as aparições de Nossa Senhora de Fátima.
Dois sacerdotes apaixonados por Jesus, com profundo amor aos pobres, aos mais pequenos, incansaveis na pregação, zelosos na salvação das almas, em continua oração. Em cujas vidas a graça de Deus toca cada coração com quem se encontram.
Se em França milhares de peregrinos vão até Ars, paróquia de S. João Maria Vianney, em Portugal o Pe. Cruz vai ao encontro de milhares de pessoas fazendo-se peregrino.»

(Recebido por mail)