5.6.09

Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque passaram por Lamego

As relíquias dos Santos não são objectos do passado. São lembrança do desafio que nos é lançado no presente: a busca da santidade pessoal.

As relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque (a rótula de um joelho e uma costela) peregrinam pelo país. Lamego acolheu-as no dia 04 de Junho, pelas 11h, na Sé Catedral. 

Durante a tarde, houve um momento de oração, promovido pelo Secretariado Diocesano do Apostolado de Oração e pelo Secretariado Diocesano das Vocações.

Pelas 18.30h, teve lugar a Santa Missa, presidida pelo Sr. Reitor do Seminário, Sr. Cón. João António. Os demais formadores e seminaristas também tomaram parte. Na sua brilhante homilia, o Sr. Reitor incentivou a todos a permanecer no amor que brota do Sagrado Coração do Redentor.

No dia 5 de Junho, sexta feira, cerca de dezena e meia de sacerdotes concelebraram com o Sr. D. Jacinto Botelho a Santa Missa votiva do Sagrado Coração de Jesus. Na Sé, um considerável número de fiéis participou na Eucaristia.


"Que a visita das relíquias de Santa Margarida não sejam apenas um acontecimento histórico", pediu o Prelado de Lamego, que a todos animou a renovar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Depois da Santa Missa, foi o Secretariado Diocesano da Mensagem de Fátima a promover uma reflexão. 

Pelas 15h, as relíquias deixaram Lamego a caminho da Diocese de Bragança-Miranda.