27.4.09

Jornadas sobre questões pastorais em Enxomil

No dia de hoje, realizaram-se as XIII Jornadas sobre questões pastorais, no Centro de Convívios de Enxomil, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, sobre o tema: "A expressão social da fé cristã".

O primeiro orador foi o Sr. D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, que proferiu uma brilhante conferência cujo tema era: “Relações Igreja-Estado: Lições do passado e desafios do presente”. Começando pelos fundamentos bíblicos da atitude dos cristãos perante as autoridades civis, D. Manuel Clemente frisou as ideias chaves das relações Igreja Estado ao longo da bimilenar história da Igreja.

Na parte da tarde, a segunda conferência esteve a cargo do Dr. Raul Diniz, Presidente da AESE, que falou sobre "Cristãos na sociedade". Fazendo referências à actual crise financeira, o conferencista referiu-se à iminente encíclica sobre temas sociais que o Santa Padre Bento XVI irá publicar. Foi ainda muito marcante ouvir como a doutrina social da Igreja, sem indicar soluções concretas para a actual crise económica, pode ajudar a formar as pessoas para aquela ética que é necessária nas relações económicas e sociais.

No Centro de Convívios de Enxomil realizam-se há mais de 50 anos, sob a orientação espiritual da Prelatura do Opus Dei, convívios, retiros e encontros pastorais para todo o tipo de pessoas. Estas Jornadas de Questões Pastorais oferecem aos sacerdotes uma oportunidade de convívio e diálogo interdiocesano para confronto e enriquecimento das próprias experiências