9.11.07

A questão sacerdotal

No Comunicado final da última Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, decorrida em Roma, no Pontifício Colégio Português, houve um ponto que me deixou algo perplexo:

3. A Assembleia procedeu a uma reflexão sobre os desafios que se colocam à Igreja em Portugal no próximo quinquénio. (...) Nas intervenções foram lançadas as prioridades que se vislumbram no horizonte e interligam a vida interna da Igreja com a sociedade. Entre estas apontaram: (...) clarificação da missão específica dos padres. (...)»

O Concílio Vaticano II já ficou para trás há mais de 40 anos. Foi, precisamente, no período pós conciliar que mais se falou da questão "identidade sacerdotal". Passado este tempo, os nossos Bispos ainda sentem que esta é uma questão importante, logo, parece ser uma questão à qual muitos sacerdotes não encontraram a resposta adequada.

A este propósito, recomendo uma leitura do Directório para o Ministério e Vida dos Presbíteros, cujo primeiro capítulo é dedicado ao tema: "Identidade do Sacerdote".