13.6.06

Roteiro turístico

E porque nem só de doutrina vive este blog, hoje fica a sugestão de uma paragem obrigatória para quem visita Roma.

Chama-se Instituto de Santo António dos Portugueses, fica situado no centro histórico da cidade.
Existe, juridicamente, desde o séc. XIII. Nasceu da boa vontade de uma senhora e de um bispo. Ao longo dos anos, foi hospedagem, hospital, local de encontro entre a cultura portuguesa e a cultura italiana.

A Igreja, dedicada a Santo António, é uma jóia plantada no centro de Roma e em nada fica a dever, em beleza, às outras Igrejas que lhe estão perto.



Desde 1995, Reitor do Instituto é o Mons. Agostinho Borges, da Diocese de Vila Real, que tem desempenhado um trabalho excepcional, seja na promoção da cultura portuguesa, seja no acolhimento a tantas e tantas pessoas que vão passando por aquela Igreja.

Sou testemunha da evolução qualitativa do Instituto ao longo dos últimos anos, evolução na qual participam aqueles que lá trabalham todos os dias (o Dr. Antonio Cimini, a Cidália, a Engrácia, a Cipriana...) e que fazem com que, imediatamente nos sintamos em casa.

Deixo o meu agradecimento e reconhecimento ao Instituto e ao seu Reitor pelo facto de terem jogado um papel importante na minha formação a caminho do sacerdócio e pelo exemplo de hospitalidade que levo no coração.

Vem isto a propósito de ser dia de Santo António, padroeiro da Igreja. O Instituto é um óptimo exemplo do diálogo entre fé e cultura no qual a Igreja tem que ter uma palavra a dizer.

Dados:
Instituto de Santo António dos Portugueses
Via dei Portoghesi, 2
00186 Roma, Itália
Tlf.: (0039) 0668802496

Email: reitor@ipsa-roma.com