5.6.06

II Congresso Mundial de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades

De 31 de Maio a 2 de Junho decorreu, em Rocca di Papa, uma localidade perto do Lago de Albano, o II Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades, onde se inserem movimentos como os Folcolares, os vários movimentos carismáticos e o Caminho Neocatecumenal, entre muitos, muitos outros.
Na mensagem que lhes enviou nessa ocasião, o Santo Padre escreveu quanto segue. Tomei a liberdade de fazer uma tradução do italiano, pois ainda não está disponível o texto em português.
O tema deste Congresso foi: "A beleza de ser cristão e a alegria de o comunicar"
"Caros amigos dos Movimentos: fazei com que cada um dos vossos Movimentos sejam sempre escolas de comunhão, companhias no caminho no qual se aprende a viver na verdade e no amor que Cristo nos revelou e que nos chegou pelo exemplo dos Apóstolos, nesta grande família dos seus discípulos. Possais vós ouvir a recomendação de Jesus: "Resplenda a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e dêem graças ao vosso Pai que está nos céus" (Mt 5, 16).
Levai a luz de Cristo a todos os ambientes sociais e culturais em que viveis. O fervor missionário é a prova da radical experiência de fidelidade, renovada dia após dia, ao próprio carisma, que não cai no perigo de olhar egoisticamente para si próprio.
Iluminai a escuridão de um mundo que vive ao sabor do vento das mensagens contraditórias das ideologias. Não há beleza que valha se não houver uma verdade a reconhecer e a seguir, se o amor é confundido com um sentimento passageiro, se a felicidade se transforma numa miragem à qual não se pode chegar, se a liberdade se transforma em instinto.
Quanto mal pode provocar na vida do homem e das nações o desejo de poder, do consumo, do prazer! Levai, a este mundo turbado, o testemunho da liberdade com que Cristo nos libertou.
A extraordinária fusão entre o amor de Deus e o amor do próximo torna a vida bela e faz renascer vida no deserto no qual, tantas vezes, nos encontramos a viver."